quinta-feira, 20 de outubro de 2011

VIOLÊNCIA NA ESCOLA: O DIÁLOGO PODE CURAR!


Por Josilaine dos Santos Ferreira
     
       A violência na escola é um tema que vem sendo analisado por educadores e psicólogos, já que as agressões intencionais podem ser de cunho verbal ou física. As duas agressões podem ser altamente nocivas à saúde, tanto a do corpo como a da mente.
      Diante de tais agressões as crianças podem obter traumas que influenciarão na formação de sua personalidade, identidade e todo o seu sistema psicológico.
    O ato da violência acontece quando há um autor, um alvo e um expectador. O autor é aquele que realiza a agressão, o alvo é quem recebe e o expectador é o que vê tudo acontecer e não faz nada. O silêncio do expectador colabora com o agravamento da violência, sendo assim um coautor. Por vezes as ações do autor é um reflexo do ambiente familiar em que convive. Nesse sentido a escola deve propor situações aos alunos e às famílias para que compreendam a importância de conviver em harmonia e equilíbrio. É preciso oportunizar aos alunos momentos de diálogos e dinâmicas com atitudes favoráveis ao respeito, honestidade, gentileza e outros temas que proporcionam aos sujeitos agirem com ética e valores morais.
     Criar situações de reflexões sobre as relações na escola é de grande importância parta que os alunos e os envolvidos no ato educativo tenham relações sadias, de amizade, cooperação e solidariedade. O diálogo necessita ser o processo para resolver as situações problemas. E a escola deve mediar à todo momento, da educação infantil ao ensino médio. Os alunos precisam confiar na escola e ter tranquilidade de conviver na mesma. Afinal, é fundamental educar a criança, o jovem e o adolescente do presente, para não punir o adulto do futuro.

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